|Câmara de São Roque do Pico entrega equipamentos aos Bombeiros Voluntários

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico reforçou na manhã de hoje a importância de continuar a colaborar com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico (AHBVSRP), no âmbito das competências do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Usando da palavra na entrega de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios e para operações de salvamento em grande ângulo, resgate e desencarceramento à AHBVSRP, Mark Silveira destacou o “excelente trabalho” que tem sido desenvolvido pelos soldados da paz do concelho no apoio e proteção da população, sublinhando que a Câmara “está atenta às necessidades e pretende continuar a apoiar a instituição".

“Esta colaboração com a Associação Humanitária é uma mais valia para o nosso concelho sabendo do valor que têm os nossos bombeiros e a nossa Associação pelas competências já demonstradas aos vários níveis no socorro imediato e básico no concelho e na ilha, bem como ao nível das capacidades evidenciadas nos campeonatos nacionais e internacionais de trauma onde temos sido reconhecidos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

Na cerimónia, a Presidente da direção da AHBVSRP enalteceu por seu turno a “excelente relação de cooperação” demonstrada pela Câmara Municipal de São Roque, sublinhando que esse apoio “tem ajudado a modernizar os equipamentos e a dotar o corpo ativo com novos recursos”, contribuindo para “colmatar algumas das necessidades operacionais”.

Marta Costa adiantou que os equipamentos vêm “complementar e auxiliar o nosso desempenho na proteção da comunidade do nosso concelho e da ilha do Pico”, assumindo que “sem estes equipamentos a segurança e proteção do próximo ficaria mais fragilizada”.

O lote de 74 novos equipamentos no valor de 55 mil euros inclui máscaras de combate ao fogo, mangueiras, botas, fatos de resgate, tripé de resgate e salvamento, maca de resgate e salvamento e um kit de evacuação, entre outros.

Além das unidades agora entregues, antes do final do ano ou no início de 2021, os Bombeiros de São Roque do Pico serão beneficiados com um veículo de combate a incêndios florestais 4x4 e com um veículo para operações de resgate e salvamento 8x8 dotado com kit amovível para transporte de sinistrados.