|São Roque do Pico associa-se ao exercício 'A Terra Treme'

O Serviço Municipal de Proteção Civil de São Roque do Pico associa-se à 8.ª edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico denominado ‘A Terra Treme’, apelando à adesão de todos os cidadãos.

Promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o exercício irá realizar-se às 10h05 (hora dos Açores) do dia de amanhã, 5 de novembro, Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

Numa região de elevada sensibilidade sísmica como a dos Açores onde é essencial ter sempre presente a adoção de comportamentos de segurança e proteção face à possibilidade de ocorrência de um evento sísmico, o Município de São Roque do Pico faz questão de se associar a esta iniciativa através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil.

A participação efetua-se através da divulgação deste exercício junto dos seus colaboradores e dos munícipes em geral, informando, também, sobre as múltiplas formas de participação.

Os interessados em participar poderão registar-se individualmente no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se e responder a um inquérito relacionado com o grau de perceção do risco sísmico em www.aterratreme.pt/inquerito.

O exercício com a duração de um minuto visa capacitar a população, individual ou coletivamente, para a adoção de medidas preventivas e de autoproteção, antes, durante e depois de um sismo, devendo praticar os três gestos básicos: ????????????????????????, ???????????????????????????????? ???? ????????????????????????????????.

Tendo em conta a situação pandémica associada à Covid-19, a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações da Autoridade Regional de Saúde.