|São Roque do Pico associa-se à Semana Europeia dos Resíduos

A Câmara Municipal de São Roque do Pico, com a colaboração da Escola Básica e Secundária do Concelho, dinamiza entre 21 e 29 de novembro diversas ações e atividades de sensibilização e informação no âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos.

Subordinada ao tema ‘Os Resíduos Invisíveis’, a Semana Europeia será assinalada com ações teóricas e práticas com o objetivo de sensibilizar a comunidade, particularmente os mais jovens, para a correta gestão e encaminhamento adequado dos resíduos, bem como para a necessidade de se alterarem comportamentos relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

A iniciativa irá abranger os diferentes níveis de ensino no âmbito das disciplinas de Ciências da natureza, Cidadania e Desenvolvimento, Estudo do Meio e Educação Tecnológica.

Ao nível do 3.º ciclo os alunos serão convidados a executar brinquedos para o Canil Municipal, com sobras de gangas; no 2.º ciclo vão participar num concurso de cartazes; enquanto os do 1.º ciclo vão proceder ao recorte e montagem do jogo ‘Quantos Queres’ com questões alusivas à separação de resíduos e à poluição dos mares.

A Semana Europeia dos Resíduos vai chegar igualmente aos meninos do ensino Pré-Escolar com a realização de árvore de natal em 3D, utilizando revistas usadas.

Atendendo à pandemia de covid-19, que desaconselha a deslocação aos espaços escolares, as ações serão desenvolvidas exclusivamente pela Escola, sendo que a intervenção da Câmara Municipal de São Roque do Pico, incidirá no planeamento e no fornecimento do material.