|Presidente de São Roque do Pico recebeu Comandante do ‘NRP António Enes’

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, recebeu na manhã desta sexta-feira o Capitão-Tenente Cortes Banha, Comandante do ‘NRP António Enes’.

Na audiência de apresentação de cumprimentos, que decorreu nos Paços do Concelho, Mark Silveira deu as boas vindas ao concelho da corveta e dos seus 75 elementos, realçando a importância do trabalho que a Marinha Portuguesa desenvolve na patrulha dos mares açorianos, bem como no “imprescindível” apoio às populações.

O autarca destacou igualmente a ligação de São Roque do Pico à Marinha com muitos naturais do concelho a integrarem aquela força militar e mostrou-se “disponível” para colaborar, no âmbito das suas competências e sempre que necessário, para “garantir a segurança e o bem-estar dos Munícipes de São Roque do Pico”.

A audiência terminou com uma troca de lembranças institucionais entre o Presidente da Câmara Municipal e o Comandante do ‘NRP António Enes’, que atracou no final do dia de ontem no Porto de São Roque do Pico no âmbito de uma missão aos Açores com o intuito de desenvolver tarefas específicas no plano da segurança e autoridade do estado no mar, da busca e salvamento marítimo, patrulha e vigilância dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, do controlo da navegação, da prevenção e combate à poluição marinha e na prevenção e combate a atividades ilegais.

A corveta ‘NRP António Enes’ faz parte de uma série de seis navios que constituem a classe João Coutinho, tendo entrado ao serviço da Marinha Portuguesa a 18 de junho de 1971.