|Câmara procede à vedação de perímetro dos furos de água

Assegurar a qualidade da água para consumo humano constitui um objetivo primordial da Câmara Municipal de São Roque do Pico. Nesse sentido o Município tem procedido a um conjunto de melhorias nos diferentes reservatórios e nos furos de água do concelho.

Depois de ter requalificado interna e externamente os reservatórios, bem como instalado um inovador sistema de monitorização que permite controlar à distância o surgimento de avarias, está a decorrer o processo de vedação perimetral dos quatro furos de água de Santa Luzia e de São Roque.

Os trabalhos de delimitação do perímetro da Zona de Proteção Imediata foram iniciados nos furos na zona do Mistério e da Canada do Mato, em Santa Luzia, um trabalho que será alargado às estruturas de São Roque.

A manutenção em boas condições destes furos e dos reservatórios, bem como dos equipamentos é, no entender do Município, fundamental para se garantir a segurança e a qualidade do sistema de abastecimento e uma distribuição de água de qualidade.

Recorde-se que no ano passado, o Município de São Roque do Pico foi distinguido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores com o ‘Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano’ referente ao ano de 2019.

O relatório à qualidade de água indicou que nas 366 análises realizadas o concelho de São Roque do Pico obteve 99,28 por cento nos indicadores ‘Água Segura’ e ‘Cumprimento Valor Paramétrico’, uma pontuação que coloca a água de São Roque do Pico entre as melhores dos Açores.