|Vinhos produzidos em São Roque do Pico premiados em concurso nacional

Os vinhos ‘A Cerca dos Frades-Colheita Selecionada Terrantez do Pico’ (2019) e o licoroso ‘Czar’ (2013) foram premiados na primeira edição do Concurso Cidades do Vinho.

Na competição nacional que juntou 550 vinhos de todo o país, o vinho ‘A Cerca dos Frades’, da Tito’s Adega, foi distinguido com a Medalha de Ouro, obtendo 89 pontos na categoria de Vinhos Tranquilos, enquanto o ‘Czar’, do produtor Fortunato Garcia, foi distinguido com a Medalha de Prata, obtendo 87,67 pontos na categoria de Vinhos Licorosos.

A participação dos dois produtores no Concurso Nacional foi apoiada pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, enquanto parceira da AMPV, com o objetivo de valorizar os produtos locais e contribuir para a divulgação do concelho enquanto detentor da marca ‘Capital do Turismo Rural’.

Mark Silveira, Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, diz que estes dois prémios são uma “honra” e motivo de “orgulho” para o concelho, expressando o seu reconhecimento pelo “excelente trabalho” desenvolvido no setor pelos produtores Tito’s Adega, Fortunato Garcia e Adega A buraca, que também participou na competição nacional. O Autarca sublinha que o Município está sempre disponível para continuar a colaborar com as empresas do concelho que proporcionem projeção exterior dos produtos locais e que incentivem a dinâmica empresarial.

Organizado conjuntamente pela AMPV e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o Concurso Vinhos de Portugal surgiu com o objetivo de promover conjuntamente os vinhos e os territórios, valorizando a autenticidade e a diferenciação.

Ao assegurar as medalhas de Ouro e de Prata os dois vinhos produzidos em São Roque do Pico garantiram presença no Concurso Europeu que irá decorrer durante este mês de maio, em Itália, promovido pela associação italiana Città del Vino.