|SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL

No ano em que se celebrou o 48.º Aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de São Roque do Pico realizou a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril de uma forma especial, marcando a efeméride, numa perspetiva de interação e integração com a comunidade, de modo que, honrando a memória, se difundissem os princípios da cidadania democrática, realizando a sua Sessão Solene.

Esta Sessão Solene foi iniciada com o Trio da Associação Cultural de São Roque do Pico com a música ‘E depois do Adeus’, esta que foi o primeiro sinal da Revolução dos Cravos. Após esta introdução, houve uma breve explicação sobre a mensagem desta.

De seguida a palavra foi passada ao Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, que agradeceu ao Painel, bem como, à restante audiência e elogiou Maria Pinheiro Freitas, como um exemplo de cidadã, da forma que se preocupou e se preocupa com a ‘terra’ e um exemplo de resiliência, dado que, foi a primeira mulher a ser Presidente da Assembleia Municipal no pós 25 de abril, numa época em que a mulher não tinha uma voz ativa na Sociedade. Defendeu os valores da democracia, liberdade, respeito e igualdade que a conduzem uma sociedade mais justa, de modo a afastar os extremismos que ganham terreno quando a sociedade começa a degradar.

A Sessão Solene prosseguiu com a intervenção de Maria Pinheiro Freitas que foi a primeira mulher a ser Presidente da Assembleia Municipal de São Roque do Pico, fez referência que naquela época não se falava de género e que foi muito difícil ser uma figura autoridade no meio que era num todo de homens. Também participou sempre de uma forma ativa na Sociedade, como por exemplo na sua área de formação, a educação. O fim da sua intervenção foi um agradecimento do reconhecimento neste dia que foi e é tão importante para democracia e para as mulheres.

José Gomes participou nesta Sessão Solene, onde fez uma breve apresentação desde o Regicídio até ao dia 25 de Abril de 1974, com uma apresentação ilustrada, evocando as restrições da época e a doutrina que o Estado Novo imponha população portuguesa através de propaganda.

A Sessão Solene acabou com música, ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso, Helder Bettencourt, convidou o público a cantar esta música que se pode afirmar que é o Hino da Revolução dos Cravos!