|LIDERANÇA NO FEMININO NA ILHA MONTANHA

Entre os dias 12 e 15 de maio, a ilha montanha acolheu o Encontro Anual da ‘Rede Mulher Líder’, projeto do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), sendo este o primeiro evento do género nos Açores e teve como principal objetivo a dinamização da liderança feminina, reforçando a diversidade de género na gestão de empresas, fundamental para a economia regional e nacional.
A 13 de maio, teve lugar, no Auditório da Madalena, a conferência ‘Desafios da Liderança Num Mundo em Mudança’, tendo contado com a presença da Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, onde frisou que “persistem constrangimentos à representação equilibrada de géneros nos lugares de topo nas empresas”. Participou, ainda, a co-criadora da Rede Mulher Líder, Rita Seabra, que proporcionou uma partilha de conhecimentos e experiências das diversas líderes, de modo a promover a igualdade de género.
O dia 14 foi passado na Capital do Turismo Rural (São Roque do Pico) com o início da visita no Centro Interpretativo do Lajido e a Casa dos Vulcões, instalada no património edificado do Lajido e que constitui o ponto de partida para a compreensão dos vulcões dos Açores. De seguida, foram conhecer um alojamento local, situado na freguesia da Prainha, as Adegas do Pico, tendo sido brindadas com vinho verdelho e queijo do Pico.
Na freguesia de Santo Amaro visitaram o empreendimento Lava Homes e o restaurante Magma, a sócia Benedita Branco, foi convidada a ingressar a Rede Mulher Líder. Esta falou do desafio ‘Lava Homes’ e ‘Magma’, afirmando que “o otimismo é fundamental e que há Aquiles todos os dias”.
No período da tarde, houve momentos de partilha de conhecimentos, bem como a apresentação do projeto ‘Workability’. O projeto criado por Raquel Santos, metalúrgica na Bakeware Production, tem como principal objetivo o de incluir pessoas com deficiência (espetro de autismo) no mercado de trabalho, sendo este um projeto inserido na Rede Mulher Líder. O projeto foi concebido após a sua criadora se deparar com as dificuldades com que as pessoas com deficiência têm em integrarem o mercado de trabalho, por ser mãe de duas filhas com um grau de deficiência e por ser esta uma das suas maiores preocupações. Esta entende que as empresas devem ser mais inclusivas, devendo promover uma formação contínua dos seus empresários e equipas, de forma que sejam capazes de lidar com o autismo. Num futuro, o projeto deverá ser alargado a outro tipo de deficiência, mental ou física.
Finda esta visita e com rumo ao centro da vila de São Roque do Pico, o percurso leva-nos ao Museu da Indústria Baleeira, onde se reconhece os atos de bravura dos antepassados do povo do concelho, feitos estes contados pelo Diretor do Museu do Pico, Manuel Costa Júnior. As histórias contadas foram acompanhadas pelos vinhos da Adega ‘A Cerca dos Frades’, de Tito Silva.
Em jeito de despedida, o Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, fazendo um breve discurso onde agradeceu às empreendedoras presentes neste encontro, propondo o desafio de estas voltarem a visitar São Roque do Pico, seja para um projeto investidor, seja apenas para turismo.
A empresária do Pico e a primeira açoriana na Rede Mulher Líder, Eunice Tavares de Melo fez uma intervenção nesta sessão, ao agradecer ao Município por ter aceite este desafio assim como às líderes presentes, tendo afirmado que “ser ilhéu é viver além-fronteiras porque o mar não tem limites.”.
A sessão terminou com um momento musical proporcionado por Manuel Costa Júnior, onde cantou duas músicas do Cancioneiro Açoriano, a ‘Chamateia’ e o ‘Boi do Mar’.
Encontro Anual da ‘Rede Mulher Líder’ terminou no restaurante ‘Casa Âncora’.