|Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Entre 19 e 27 de novembro, decorreu a 8ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR). O principal objetivo da SEPR é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, procurando ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão. A edição deste ano teve como tema a “Prevenção de Resíduos de Embalagens”. O Município de São Roque do Pico participou nesta campanha com a realização de diversas atividades.

Visita ao Centro de Processamento de Resíduos

No passado dia 22 de novembro, realizou-se uma visita de estudo ao Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Pico. O Município de São Roque do Pico, em parceria com a Resiaçores, levou os alunos do 6º ano da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico a conhecer esta infraestrutura. No local, observaram qual o adequado encaminhamento que é dado a cada tipo de resíduo, os diversos intervenientes e infraestruturas no processo de valorização de resíduos e verificaram que o Centro de Processamento de Resíduos é composto por diferentes unidades, nomeadamente, o Ecocentro, o Centro de Triagem, o Centro de Valorização Orgânica e a Estação de Transferência.

Esta foi uma das 126 ações desenvolvidas nos Açores nesta semana que tiveram como objetivo incutir uma consciencialização ambiental incentivando para uma mudança de comportamento.

Vídeo da AMIP

A Associação de Municipios da Ilha do Pico criou um vídeo direcionado para o público escolar, designado “Para onde vai o teu lixo”, onde é explicado o procedimento de gestão de resíduos na Ilha do Pico. Este vídeo auxiliou a Câmara Municipal de São Roque a desenvolver 12 ações de sensibilização pelas turmas do grupo Eco escolas, nas quais foram abordadas questões em torno dos resíduos de embalagens, mais concretamente, o reforço de prevenção da produção de resíduos fomentando a sua reutilização e correta separação de forma a aumentar a percentagem de resíduos valorizados. A gestão adequada dos resíduos contribui para a preservação dos recursos naturais e diminuição de resíduos a depositar no aterro sanitario. Cada um de nós tem um papel importante!

Distribuição de sacos reutilizáveis

O Município de São Roque do Pico iniciou a distribuição de sacos reutilizáveis para as compras, uma vez que, a partir de 1 de abril de 2017, entram em vigor em todos os estabelecimentos comerciais as regras a aplicar aos sacos plásticos distribuídos no comércio a retalho. Para além do aspeto económico, esta iniciativa visa ainda ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos, diminuindo a quantidade de sacos plásticos descartáveis utilizados e responsabilizando cada cidadão.

Utilize o saco oferecido pelo Município para carregar as suas compras! Assim, poupa dinheiro e preserva o meio ambiente.