|Dia Mundial da Arvora e da Floresta

O dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se comemora a 21 de março, foi assinalado na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, e teve como objetivo principal a promoção do contacto das crianças com a natureza, incentivando-as à plantação de espécies autóctones.
Esta atividade foi proposta pela GNR em colaboração com os Serviços Florestais e com a Câmara Municipal de São Roque do Pico, e contou com a participação de cerca de 45 alunos, divididos por três turmas do ensino pré-escolar.
Eram 10h00 da manhã quando as crianças rumaram ao jardim da escola. Cada turma teve a possibilidade de plantar 1 árvore, disponibilizadas pelos Serviços Florestais do Pico. Foi grande o entusiasmo: afinal, não é todos os dias que se contribui ativamente para o equilíbrio da natureza.
Após a demonstração de como é que deviam plantar as árvores, as crianças, de mangas arregaçadas e enxada na mão, ajudaram a plantar.
No final desta atividade foi distribuído um certificado de participação com a indicação da importância da floresta, uma vez que esta desempenha um papel extremamente relevante, quer a nível ecológico, quer económico, quer social.
Porque nunca é de mais relembrar que a degradação e destruição da área florestal, que tem vindo a acontecer já há alguns anos, leva a que a qualidade da vida das populações seja cada vez menor. E nada melhor que chamar à atenção das crianças para que estas possam transmitir aos seus pais e familiares a importância que é a preservação da floresta, em prol de um desenvolvimento sustentável.

Localização Associada