|Cidade das Crianças

A Alameda 10 de Novembro de 1542, junto aos Paços do Concelho, transformou-se, nos passados dias 27 e 28 de abril, numa verdadeira “Cidade das Crianças”.

Com entrada livre, a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, teve como temática base a prevenção rodoviária e a responsabilidade ambiental e dirigiu-se prioritariamente aos alunos do pré-escolar e ensino básico do concelho, tendo posteriormente sido aberta a toda a população que desejou visitar o evento.

Uma vez no recinto, os participantes puderam reproduzir os atos necessários à circulação rodoviária, desde a frequência da escola de condução, passando pela emissão da cartão de condução, aquisição de viatura, relação com bancos e seguradoras, realização de exames médicos de despistagem, abastecimento de combustível ou reparação da viatura; puderam inteirar-se do funcionamento dos serviços de manutenção do espaço público (higiene urbana, construção viária, criação de espaços circuláveis) e ainda simular a condução de veículos e conhecer formas de mobilidade suave e sustentável.
Além disso, os visitantes puderam ainda divertir-se com a realização de outras atividades como aulas de zumba, insufláveis, cama elástica, pinturas faciais.

O Município salienta, com a realização desta atividade, a importância de incluir na aprendizagem das crianças, de uma forma divertida e estimulante, os valores da prevenção e da segurança, conferindo- lhes conhecimentos e competências fundamentais. No final, foi evidente a satisfação geral pelo prazer que é aprender enquanto se brinca!

Localização Associada