|3.º Festival Sentir o Pico

O Festival “Sentir o Pico” é uma iniciativa da ACIP com a parceria da Associação Cultural de São Roque do Pico. Este festival já vai na sua 3º edição e acontece no lugar do Lajido em Santa Luzia. O festival decorreu durante o fim de semana passado, nos dias 9,10 e 11 de junho.

Na sexta-feira realizou-se uma tertúlia intitulada “Turismo Sustentável” que contou com a presença da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, do Diretor do Parque Natural da ilha do Pico, Manuel Paulino Costa, da Presidente da ACIP, Cláudia Cabrita e do Vereador da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Gui Goulart, sendo moderada pelo Dr. António Simas Santos. De seguida e pela noite dentro ficámos com um concerto da banda terceirense Myrica Faya e com as tradicionais chamarritas.

A limpeza do trilho Santana – Lajido ocorreu no segundo dia de festa e contou com a participação de cerca de 30 pessoas, incluíndo os escuteiros de São Roque do Pico. Para terminar as festividades, no último dia houve um workshop de culinária com o Chef Chakall, seguindo de um showcooking aberto ao público.

Para além destas atividades o festival contou ainda com o artesanato, o mercado “Trocas e Baldrocas”, um workshop de prova de vinhos e com a participação dos Grupos Folclóricos da Casa do Povo de Santa Luzia e da Criação Velha e do Grupo de Fados da Música da Candelária.

É um festival com grande projeção turística que ofereceu a quem por lá passou um quadro de atividades variáveis que valorizam o nosso património cultural e natural.