|Município de São Roque do Pico recebe bandeira ECOXXI quatro anos consecutivos

 

No campo da Educação Ambiental ou Desenvolvimento Sustentável, a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é referência mundial e a FEE (Foundation for Environmental Education) em conjunto com a ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa) são parceiros estratégicos.

Desde que foi fundada, em 1990, que a secção portuguesa da FEE–ABAE, tem vindo a desenvolver, campanhas, projetos e programas vocacionados para a mudança de comportamentos, através da sensibilização e educação ambiental.

Considera-se que, para caminhar no sentido de um desenvolvimento mais sustentável, é indispensável trabalhar de uma forma consistente na mudança de atitudes e comportamentos. Neste contexto, os municípios deverão equacionar uma crescente preocupação com a sensibilização e educação das suas populações.

Com a implementação do ECOXXI, a FEE /ABAE pretende por um lado, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na educação e qualidade ambiental, e, simultaneamente, contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável ao nível do município.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 43 instituições. O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A bandeira ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%. A Cooperação com a Sociedade Civil, a Conservação da Natureza, a Qualidade da Água para Consumo Humano e o Turismo Sustentável são alguns exemplos dos 21 indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade.

O Município de São Roque do Pico, termina 2017 e entra em 2018 com o propósito de continuar o caminho da sustentabilidade.