|Mais do que Maestro, Mestre: Lançamento do livro em homenagem a Manuel Francisco de Serpa

Ana Isabel Serpa lança livro em homenagem ao irmão – Manuel Francisco de Serpa: Cinco Décadas de Festa e Vida nas Entrelinhas de uma Pauta – no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque no dia 13 de outubro.

Manuel Francisco de Serpa: Cinco Décadas de Festa e Vida nas Entrelinhas de uma Pauta é uma obra que reúne narrativas, memórias, testemunhos, excertos de jornais, correspondência, imagens que validam o percurso de uma carreira dedicada ao ensino da música e à sua execução em bandas filarmónicas.

No dia do lançamento do livro, 13 de outubro, Manuel Francisco de Serpa perfez 50 anos como músico, pugnando pelo valor e pela permanência das filarmónicas de que foi membro, no conselho de São Roque do Pico.

Músico por índole e epigénese, jardineiro por ofício, nasceu em 1955 na freguesia da Prainha, concelho de São Roque do Pico. Durante 25 anos serviu a Filarmónica União Prainhense, na qual desempenhou as funções de intérprete, professor da escola de música, regente e presidente da Sociedade Recreio União Prainhense.

Em 1994, foi convidado para ser regente da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico, na qual desempenhou funções até 25 de junho de 2018, data em que foi sucedido pelo maestro Paulo Freitas.

Ana Isabel Serpa, irmã de Manuel Francisco, é a autora do livro Manuel Francisco de Serpa: Cinco Décadas de Festa e Vida nas Entrelinhas de uma Pauta.

No seu discurso de lançamento do livro, a escritora enfatiza “a capacidade de em 50 anos Manuel Francisco ter conseguido preparar a festa através da música, encontrando na vida o sentido que a festa lhe empresta e, sobretudo, a capacidade de retirar o silêncio a uma pauta, imprimindo rigor ao que se ensina e criando, quase por magia, a arte musical”.

Com o livro em homenagem a Manuel Francisco de Serpa, Ana Isabel pretende fazer jus ao trabalho de ensino e aprendizagem de música desenvolvido pelo irmão durante toda a sua a vida, destacando “o comprometimento em formar jovens que hão de legar o que aprenderam aos vindouros”.

Ana Isabel Serpa licenciou-se em Português/Inglês pela Universidade dos Açores no ano de 1987. Concluiu um mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas em 1997 e terminou um doutoramento em Estudos Portugueses em fevereiro de 2014.

A cerimónia de lançamento do livro foi presidida pelo Presidente da Câmara de São Roque do Pico, que foi aluno do mestre há cerca 24 anos na Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.

O mote “mais do que maestro, mestre” é da autoria do Presidente da Câmara. Mark Silveira explica que, hoje em dia, existe uma maior distribuição de tarefas inerentes a uma banda filarmónica pelos corpos sociais das bandas e dos maestros, que outrora estava mais concentrada na figura do mestre.

Segundo Mark Silveira, “perante a proposta apresentada de poder perpetuar em livro o registo de 50 anos de atividade musical de um querido cidadão do nosso concelho, o Município de São Roque do Pico não podia deixar de editar este livro”.

O Presidente anuncia ainda que as homenagens e os reconhecimentos não ficarão por aqui. No próximo dia 10 de novembro, dia do nosso Município, em que comemoramos 476 anos da elevação de São Roque do Pico a concelho, o mestre Manuel Francisco será igualmente agraciado com a distinção de mérito cultural.

O prefácio – Manuel Francisco de Serpa: Uma Vida, Uma Arte, Uma Geração – é da autoria da nova Diretora Regional da Cultura, Susana Goulart Costa que conclui: “descobrimos, talvez, um novo tipo de picoense: tal como os baleeiros, que largavam os campos para se lançarem aos cachalotes, Manuel Francisco de Serpa é o protótipo do picoense agromúsico, o que salta dos campos para as colcheias, tornando-se jardineiro de flores e melodias cultivadas nas entrelinhas de uma vida plena”.

Manuel Francisco de Serpa: Cinco Décadas de Festa e Vida nas Entrelinhas de uma Pauta contou com a ajuda de Ivo Sousa, Manuel Emílio Herz e da Câmara no seu financiamento. A colaboração da Câmara de São Roque do Pico concretiza o compromisso do Município com a cultura.