|Passeio sénior ao Norte de Portugal

Grupo de seniores visita Norte de Portugal em passeio organizado pela Câmara de São Roque do Pico, entre 8 e 15 de outubro.
No dia 8 de outubro, um grupo de 32 pessoas provenientes de São Roque do Pico chegava ao aeroporto do Porto. Do itinerário para a próxima semana faziam parte alguns dos mais emblemáticos destinos do norte de Portugal, nomeadamente Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponta da Barca, Arcos de Valdevez, Monção, Caminha e Braga. Ao que acresceu uma visita a Espanha, onde o grupo pode conhecer Santiago de Compostela, o Grove e a ilha de La Toja.
No passeio os integrantes visitaram os pontos turísticos mais relevantes e desgostaram as iguarias de cada lugar. Para além dos principais monumentos religiosos nortenhos, o grupo manifestava vontade de visitar todas as pequenas igrejas por onde passava. Foi com alegria que encontraram uma imagem do Senhor São Roque na Sé de Viana, conta Anabela Rosa, responsável pelo Gabinete da Câmara de São Roque.
O ponto mais alto da viajem foi o Santoinho, uma festa realizada na Quinta do homónima. Albertina Pinheiro, 71 anos, explica “é um arraial minhoto que nem podem imaginar, muita comida – sardinha assada, costeleta assada, vinho tirado do pipo –, muito baile, grupos a cantar com trajes minhotos, foi uma loucura, toda gente dança depois de comer muito.”
Albertina Pinheiro admite “Queria vos contar cada cantinho de grande beleza que nós visitamos, mas talvez vos iria cansar”. Na impossibilidade de o fazer, Albertina Pinheiro agradece em nome do grupo: “o nosso muito obrigado, em nome de todos, por estas oportunidades de conhecer o nosso Portugal tão belo e tão cheio de história, foi para todos grande alegria.”
O grupo constituía-se por 27 idosos, jovens portadores de deficiência, a Vice-Presidente, Paula Ferreira, a Presidência da Assembleia Municipal, Maria João Miranda, e a responsável pelo Gabinete da Câmara de São Roque, Anabela Rosa.
Este é o vigésimo ano consecutivo que a Câmara de São Roque organiza passeios sénior para a inclusão social de idosos e pessoas portadoras de deficiência. Os passeios acontecem duas vezes por ano, um deles consiste numa visita a uma ilha dos Açores e o outro numa visita a uma região de Portugal continental ou à Madeira. São Jorge foi o destino de eleição para o passeio interilhas deste ano, que decorreu em julho.