|Centros de Convívio: Almoço de Natal

Almoço de Natal dos Centros de Convívio de São Roque do Pico junta idosos, voluntárias e ação social no Salão da Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.

“Aproveitamos o dia 5 de dezembro, que é o Dia do Voluntariado, para fazer um almoço para agradecer e reconhecer as nossas voluntárias à frente dos Centros de Convívios de Idosos, porque sem elas os centros de convívio não existiam”, conta Anabela Rosa, responsável pela Ação Social na Câmara de São Roque do Pico.

“As pessoas às vezes dizem assim ‘eles vão passear outra vez’, não eles vão passear porque eles nunca passearam”, sublinha Anita Picanço, coordenadora do Centro de Convívio de Santo Amaro há 18 anos, referindo-se às excursões de idosos planeadas pela Câmara de São Roque que acontecem duas vezes por ano, uma viagem interilhas e uma viagem ao Continente ou à Madeira.

No Centro de Convívio de Santo Amaro são organizados convívios com outros centros de dia, teatros, grupos de Natal que cantam nas festas dos idosos e no Dia de Reis, idas a encontros de ranchos. Uma das atividades mais importantes é jogar às cartas.

Segundo a coordenadora, “hoje vem tudo muito fácil. A vida é fácil, as pessoas vão de férias, tiram um dia de folga e vão a um restaurante comer. Quando os idosos estavam a criar filhos não havia essa oportunidade. Não havia dinheiro, eram tempos muito difíceis. Por isso, tudo o que eu posso fazer por eles faço”.