|Concurso de Empreitada: Requalificação da Praceta dos Baleeiros

A Câmara de São Roque do Pico lança concurso público da empreitada de requalificação da Praceta dos Baleeiros. O concurso está aberto entre 26 de fevereiro e 28 de março de 2019.

A intervenção proposta para a Praceta dos Baleeiros consiste na construção de passeios, na demolição e construção de muros e na recuperação de pavimentos e repavimentação.

Serão construídos muros novos ao longo da plataforma contígua aos balneários. Os muros junto à estátua do Velho Baleeiro e ao Porto próximo ao Clube Naval serão refeitos.

Ao nível do pavimento, a Praceta será coberta com um tapete de betuminoso de cor bagacina. Serão construídos ao redor da praceta passeios sem relevo. A plataforma contígua aos balneários será pavimentada com um deck a imitar madeira.

O projeto conta com a implementação de candeeiros, que consiste na recuperação e replicação dos antigos candeeiros de betão existentes na zona.

Aproveitando as obras no pavimento, está projetada a implementação de tubagens para água e eletricidade para servir as instalações provisórias utilizada no Cais Agosto.

Proteger e valorizar o nosso património é muito importante para a Câmara de São Roque do Pico. Por isso, este projeto contou com a emissão prévia de diversos pareceres de outras entidades, entre os quais o da Secretaria Regional da Educação e da Cultura, dada a importância cultural da Praceta dos Baleeiros.