|Uma viagem um sonho. De volta a casa

"Dar a conhecer novas experiências a nível cultural e recreativo, que no arquipélago dos Açores não podem ter". Foi este o objetivo que levou o gabinete de ação social da Câmara Municipal de São Roque do Pico, em cooperação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a proporcionar a 16 jovens "uma viagem" e "um sonho".

Durante 7 dias, os adolescentes entre os 12 e os 16 anos visitaram Lisboa, uma cidade que "só viram na televisão", como denota a vice-presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Paula Ferreira.

Os jovens aventuraram-se pelo jardim zoológico de Lisboa e pelo Oceanário. Vivenciar experiências novas, de olhos abertos e no terreno, foi possível no Pavilhão do Conhecimento, mas também ao andar de comboio e de metro pela primeira vez.

Outros dos pontos de passagem foram o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, a base aérea de Sintra, o Palácio da Pena, as cavalariças da GNR e o estádio da Luz
.
Bruno Medeiros, 15 anos, sonha ser piloto militar, por isso confessa “gostei muito das Bases Militares, ainda me fez mais querer ser piloto militar”. Bruno assegura que não troca os Açores por nada, “apesar de gostar de Lisboa acho que vou querer sempre voltar para os Açores”.

“Gostei de tudo” admite Micaela Costa, 15 anos, “claro que tenho saudades de casa” assume. Fica o desejo de conhecer “mais de Lisboa” – a capital não cabe numa semana.

Orlando Ribeiro, 15 anos destaca “gostei principalmente do jardim zoológico e das Bases Militares”. Quando questionado sobre as primeiras viagens de metro e comboio, Orlando explica “é como andar de avião”.

Para a Câmara Municipal de São Roque do Pico, este é um projeto para continuar, de forma a desenvolver competências a vários menores da ilha. "Nós conhecemos muitas das famílias que moram no concelho. Juntámo-nos com a escola e com todos os presidentes de junta de cada freguesia. A partir dessa reunião, ponderámos conjuntamente para fazer a seleção destes jovens", explica Paula Ferreira.