|Câmara de São Roque disponibiliza recursos humanos e técnicos para campanha de vacinação massiva

A Câmara Municipal de São Roque do Pico está a apoiar e a colaborar com a Unidade de Saúde da ilha do Pico (USIP) na organização e coordenação do processo de vacinação massiva contra a covid-19 que irá decorrer no próximo domingo, dia 20 de junho, na Filarmónica União Artista de São Roque.

A organização de todo o processo foi avaliada no dia de hoje numa reunião mantida entre o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, e o Coordenador da Vacinação nos Açores, Pedro Monjardino.

“Com este apoio em larga escala pretendemos contribuir para garantir a vacinação massiva dos nossos munícipes contra a covid-19 e atingirmos a imunidade de grupo o mais rápido possível. Foi com esse objetivo que garantimos todo o apoio solicitado pela USIP ao nível de equipamentos e de recursos humanos, criando condições para que os profissionais de saúde desenvolvam da melhor forma o seu trabalho, como tem sido apanágio desde o início da pandemia e não só”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira.

Neste processo complexo e de extrema importância para salvaguardar a saúde dos munícipes de São Roque do Pico, a Câmara Municipal está a proceder à montagem dos gabinetes de vacinação, bem como à definição da sala de admissão dos utentes, sala de recobro e sala de emergência (caso surjam efeitos secundários após a toma da vacina), além de ter disponibilizado todo o material informático necessário para que os profissionais de saúde procedam ao registo dos utentes inoculados.

O apoio do Município incide ainda nos recursos humanos, tendo sido disponibilizada uma equipa de 11 pessoas que irá assegurar a receção e o encaminhamento de utentes, bem como a limpeza e a desinfeção dos espaços, garantindo-se, assim, todas as condições exigidas para o sucesso do processo de vacinação.

O Centro de Vacinação de São Roque do Pico ficará composto por seis gabinetes e vários outros espaços fundamentais para que se cumpram todas as regras de distanciamento social e de higiene, não esquecendo a questão da privacidade e da existência de uma temperatura ambiente adequada.