|Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) é uma iniciativa que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos. O objetivo é alterar o comportamento dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

A nível regional, as ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de São Roque do Pico, está a organizar diversas atividades, como workshops de Reutilização de Materiais para enfeites de Natal por todos os centros de convívio de idosos do concelho e um Mercado Trocas & Baldrocas inserido na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Ainda incorporado na SEPR, autarquia em parceria com a Associação de Municípios da Ilha do Pico vai desenvolver várias ações com as escolas do 1.º Ciclo e Secundário de São Roque. Neste programa de ações inclui-se um workshop, dado pela Eng.ª Sofia Matos, alusivo à temática dos resíduos orgânicos - " Compostagem caseira". A segunda ação a desenvolver será um teatro realizado pelo grupo Mutieramá, que irá percorrer nessa semana as escolas para incutir a prática de Reciclar.