|São Roque: Município Amigo do Desporto

São Roque do Pico é um dos 88 municípios reconhecidos com o Galardão Município Amigo do Desporto.

Para a Câmara de São Roque do Pico o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população.

“Vamos à Santa Casa à terças e sextas, ao Pica Pau às quintas feiras e cada dia vamos a um dos Centros de Convívio”, conta Ricardo Serpa, técnico estagiário de apoio à gestão desportiva na Câmara Municipal de São Roque do Pico.

“Na Santa Casa tentamos promover a mobilidade a educação física e a atividade física. É muito bom quando eles dizem ‘realmente tinha aqui umas dores e melhorou’. Há deles que sentem diferenças”, garante Ricardo Serpa.
Nos Centros de dia o objetivo é o mesmo, mas a natureza dos exercícios é outra – “nos centros de dia conseguimos fazer exercícios diferentes e de pé, porque os idosos são mais ativos”.

“No Pica Pau fazemos aulas de educação física com os miúdos, tentamos juntar alguma parte em que tenham de aprender, por exemplo as cores, normalmente fazemos circuitos e obstáculos”.

Com o programa Município Amigo do Desporto, apoiado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, pretende-se criar e dinamizar um observatório do desporto municipal. A sua missão é monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português.