|Living Traditions

O projeto Living Traditions é uma rota de turismo cultural criada pelo município de São Roque do Pico.

Esta rota foi criada para corresponder à necessidade da existência de mais oferta turística neste concelho. Optámos por atividades que não sejam afetadas pelas condições meteorológicas, combatendo assim a sazonalidade no turismo regional.

O Living Traditions caracteriza-se por uma atividade diária (dias uteis) onde os turistas são acompanhados +por um guia do município e por um ancião com conhecimento especializado sobre o local/matéria visitada.

Às segundas-feiras a visita é na freguesia de Santo Amaro à Escola Regional de Artesanato onde a nossa anciã, a Sra. Conceição, nos recebe para nos acompanhar numa visita interativa por este marco do concelho de São Roque do Pico.

Às terças-feiras continuamos em Santo Amaro, terra da construção naval, onde o mestre João Alberto nos leva numa viagem no tempo pela construção de barcos nos Açores.

Às quartas-feiras a Sra. Cristina Cunha recebe-nos na Adega “A Buraca”, ponto turístico de renome no nosso concelho, e com ela fazemos a visita à adega onde depois a vamos ajudar a confecionar o nosso almoço típico. No menu poderá estar um caldo de peixe, peixe grelhado, sopas de espirito santo, enchidos regionais, entre outros. Claro que toda a refeição é bem “regada” com os melhores vinhos que temos para oferecer.

Às quintas-feiras vamos até à Queijaria Bettencourt onde a Sra. Márcia Andrade nos acompanha na visita à queijaria onde aprendemos a arte de fazer esta iguaria tão açoriana. Esta visita termina com uma prova do queijo feito neste espaço.

Às sextas-feiras terminamos o Living Traditions no Lajido de Santa Luzia, terra do Património Mundial da UNESCO desde 2004. Aqui seremos acompanhados pelo Sr. Caldeira que nos leva pelos currais de vinhas do Pico, pela arquitetura tradicional, pelos poços de maré, pelo alambique, pelas relheiras e pelas provas do delicioso néctar da ilha do Pico.

As inscrições para o Living Traditions podem ser efetuadas pelo email:livingtraditions2015@gmail.com ou pelo número: (+351) 962576101

Visite a Capital do Turismo Rural e junte-se ao Living Traditions.