|‘Trilhos do Pico Fest’: 21 Quilómetros de Beleza, Camaradagem e Diversão

 

Na companhia da brisa do mar ou do verde exuberante da natureza, os participantes do ‘Trilhos do Pico Fest’ atravessaram a ilha, de mão dada com a natureza, nesta iniciativa pioneira que uniu os três Municípios do Pico numa aliança pela promoção dos percursos pedestres, em prol da valorização desta Ilha Morena e das nossas gentes.

 

 

 

Desvendando os segredos da Montanha, mais de quatro dezenas de pessoas, de toda a Ilha do Pico, participaram, no último fim de semana, no ‘Trilhos do Pico Fest’.

 

Ao longo de três dias, os participantes percorreram os 21 quilómetros de beleza e encanto da prova, que os levou a descobrir novos recantos em cada um dos três concelhos picarotos, numa caminhada diária de cerca de sete quilómetros.

 

Não obstante a enorme diversidade paisagística, os percursos mantiveram sempre algo em comum – a estonteante beleza da Ilha Montanha, que começou a ser desvendada no Matos Souto, na Piedade, explorando a natureza exuberante da Ponta da Ilha e as tradições baleeiras do mais antigo Concelho picaroto.

 

O segundo dia da iniciativa levou os participantes até ao Farrobo, num trilho que partiu do coração deste lugar mágico até à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, seguindo na segunda-feira para Norte, até à Furna, em Santo António, num percurso que encantou pela luxuriante flora e fauna deste lugar.

 

Transpirados, mas de sorriso no rosto, no final da prova a opinião foi unânime: a beleza da paisagem compensou cada gota de suor. Porque o ‘Trilhos do Pico Fest’ é muito mais do que uma caminhada, é um momento de descoberta e partilha. São 21 quilómetros de diversão,  beleza e camaradagem que regressam já no próximo ano, em grande!