| Painel histórico de São Roque do Pico

O painel histórico realizado pela turma do 6.º A no ano letivo de 2022-2023 é uma iniciativa notável que ilustra a riqueza da colaboração entre a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e a Câmara Municipal de São Roque. Este projeto desempenha um papel fundamental nas Comemorações do 480º Aniversário de Elevação de São Roque do Pico de localidade a vila e tem múltiplos objetivos.

Em primeiro lugar, a criação deste painel é uma oportunidade para os alunos explorarem conceitos interdisciplinares nas disciplinas de História, Geografia e Cultura dos Açores (HGCA) e Educação Visual. Através da pesquisa, estudo e expressão artística, os alunos têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a geografia local, a história, as tradições, os costumes e o quotidiano da população de São Roque. Além disso, o painel histórico é um testemunho visível e duradouro do património cultural do concelho, captando os aspetos mais significativos da história e da vida de São Roque do Pico. Este tipo de representação visual ajuda a preservar a memória histórica e a identidade da comunidade.

O projeto também desempenha um papel importante na promoção da coesão e do espírito de comunidade na escola, destacando a importância do trabalho conjunto em prol de um objetivo comum. O envolvimento da Câmara Municipal neste projeto reforça a conexão entre a escola e a comunidade, demonstrando o valor da colaboração entre instituições locais para o enriquecimento da educação. Além disso, realça a importância de um ensino de qualidade e da formação de cidadãos que sejam reflexivos e críticos.

A realização deste trabalho contribuiu para a educação holística dos alunos, preparando-os para entender e participar ativamente na vida da sua comunidade e da sociedade em geral.

Concluindo, o painel histórico realizado pela turma do 6.º A é mais do que uma obra de arte. É um símbolo de cooperação, educação, preservação da história e fortalecimento da ligação entre a escola e a comunidade de São Roque do Pico. Este projeto é um exemplo inspirador de como a educação pode ser um catalisador para o enriquecimento cultural e cívico de uma comunidade.

Catarina Cordeiro e Marla Vieira