|São Roque do Pico celebra 481 anos

O Município de São Roque do Pico comemorou, ontem, os seus 481 anos da sua elevação a concelho. A cerimónia, que se presta essencialmente a ser um momento de celebração da nossa comunidade e de enaltecimento das suas virtuosidades, contou como já é habitual com a atribuição dos Prémios Mérito e Excelência às pessoas singulares e coletivas que contribuíram e contribuem com o seu empenho e visão para o crescimento de São Roque do Pico e, o Prémio para o Melhor Aluno Finalista do Ensino Secundário 2022/23 da EBS de São Roque do Pico.

De destacar a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Silva, que fez um balanço da vida do concelho “Estes dois anos que passaram foram para compor a casa e preparar projetos e candidaturas para o próximo quadro comunitário 2030, que vai abrir agora, e eu espero que o ano 2024 seja um ano de mudança para São Roque. Por vários motivos, mas principalmente pelo projeto de Proteção da Orla Marítima e Ordenamento da Baía do Cais do Pico que vai avançar, finalmente vamos fazer justiça a São Roque. Mas não só de grandes obras vive o município, a Câmara Municipal tem as suas obras, nomeadamente, os abastecimentos de água, a rede viária, a construção de pequenos arranjos no centro da vila, obras que estavam no nosso programa eleitoral e que vamos cumprir.”

Ainda durante o seu discurso fala dos apoios que este Município desde sempre dá às suas instituições e às pessoas do concelho “o Município de São Roque tem um orçamento global, sem candidaturas aos fundos comunitários, de cerca de 6 milhões de euros por ano e mesmo depois de pagar todas as despesas desta entidade, esta autarquia consegue disponibilizar às suas entidades e às pessoas do concelho mais de 800 mil euros, ou seja, cerca de 11% do nosso orçamento global.”

Deixou, ainda, aos homenageados uma palavra de resiliência “ao longo destes anos, as pessoas que aqui estão e os que já não estão trabalharam uma vida inteira em condições totalmente diferentes das que vivemos hoje e deram tudo o que tinham em prol da sua terra para nos deixar um legado e nós agora temos de dar continuidade para deixar aos nossos filhos e netos”.

Acabou o seu discurso com esperança “eu tenho esperança, que quando abarquei este projeto novamente, foi para fazer mais e melhor por São Roque, que podia lutar para que São Roque tivesse outras infraestruturas e outra qualidade de vida. É com essa convicção, com essa esperança que aqui deixo, que o ano 2024 será um ano de mudança.”

Ao longo da noite, os presentes puderam contar com atuação do Coro e Trio da Associação Cultural de São Roque do Pico, com a interpretação do Hino do Município.

No fim da ocasião, cantaram os parabéns e brindaram a São Roque do Pico.