|476 anos de elevação de São Roque do Pico a concelho

Mark Silveira reflete sobre o “novo ciclo de desenvolvimento para o concelho” e agracia munícipes com prémios de carreira, mérito e mérito e excelência, na sessão solene comemorativa dos 476 anos da elevação de São Roque do Pico a concelho, aberta a toda a comunidade, realizada no passado dia 10 de novembro no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

No discurso de abertura da cerimónia o Presidente da Câmara de São Roque, Mark Silveira, referiu que “Estamos a concretizar um novo ciclo de desenvolvimento para o concelho, na sequência daquilo que propusemos há 5 anos.”

O primeiro mandato deste executivo focou-se na preparação dos procedimentos a desenvolver em relação aos investimentos a levar a cabo. O mandato atual marca-se pelo início da execução desses investimentos. Mark Silveira anunciou que está prestes a terminar a empreitada de Infraestruturação e Urbanização do Loteamento Urbano dos Bacelinhos e que se encontra em curso a empreitada de Construção da Avenida do Moinho (requalificação da zona entre o Farol e a Poça Branca).

O Presidente aproveitou a ocasião para mencionar obras com financiamento e candidaturas já aprovadas: Abastecimento de água ao Cabrito, criação da Incubadora de empresas (na antiga ‘casa dos médicos’) e a Infraestruturação da Zona Industrial/Parque Empresarial de Santo António.

Os trabalhos, neste momento, estão concentrados na preparação do lançamento a concurso dos projetos de requalificação e ampliação do Largo da Igreja de Santo António e de requalificação da Praceta dos Baleeiros.

O autarca referiu, ainda, outros projetos, nos quais se vão dar os primeiros passos: “a remodelação da rede de distribuição de água das ruas Eng. José Maria Medeiros, Dr. Tibério Ávila Brasil e Poeta Almeida Firmino, cujas redes apresentam imensos problemas” e “a eletrificação da zona industrial de Santa Luzia”.

Para além disso, a Câmara de São Roque do Pico pretende “apoiar alguns investimentos, correspondentes a compromissos assumidos, como a continuação da requalificação das coberturas dos salões paroquiais de Santo Amaro e S. Roque”.

“A proposta de quadro de pessoal que contempla a contratação de uma quantidade de recursos técnicos e operacionais, na ordem dos 20”, fez igualmente parte do discurso do Edil. O Presidente justifica que “somos um dos municípios do país com menor número de funcionários com contrato de trabalho por tempo indeterminado per capita. Temos falta de recursos humanos qualificados, técnicos ou não técnicos, com vínculo estável”. Esta proposta está contida no Plano e Orçamento para 2019, que foi aprovado na reunião de Câmara do dia 31 de outubro.

A propósito de investimentos na área do turismo, o Presidente revelou que “já existe um estudo prévio por parte de privados para a construção do ‘Hotel do Convento’ no terreno contíguo à Pousada da Juventude. Neste momento estamos apenas a aguardar o parecer final da Direção Regional da Cultura para que os empresários possam dar o passo seguinte”.

O presidente sublinhou igualmente que “existem também, noutras áreas da economia, desenvolvimentos significativos e concretos, nomeadamente em relação a projetos, cujas aprovações já se encontram em fases bastante adiantadas, principalmente um, na ordem dos 9 milhões de euros que, a concretizar-se, será, talvez, o maior investimento privado alguma vez feito no Pico”.

Sobre os investimentos de ordem privada, o Presidente da Câmara de São Roque do Pico revelou que “tratam-se de investimentos que, apesar não serem diretamente da responsabilidade da Câmara Municipal, refletem o clima de confiança por ela proporcionado”.

Segundo o autarca “o crescimento do concelho terá de assentar sobretudo no investimento privado, porque há muitas áreas de atuação que saem da esfera do investimento público”.

Referindo-se ao projeto de construção do novo terminal marítimo de passageiros e cais de São Roque, Mark Silveira referiu que “a solução terá de passar sempre, por o Governo dos Açores cumprir aquilo que é o seu compromisso político, publicamente assumido, afirmado e reafirmado, de dotar a Ilha do Pico com uma estrutura capaz de corresponder aos desafios futuros em termos de circulação de carga e passageiros, através da construção das necessárias e devidas infraestruturas no concelho de São Roque do Pico”.

O Presidente da Câmara de São Roque acredita que “até ao final do ano ou no início de janeiro de 2019 será anunciada a solução” e acrescentou que “embora não sendo da responsabilidade direta da Câmara Municipal, continuamos a empenhar os nossos esforços e todas as nossas forças e formas de pressão para que se deem passos em frente no sentido da sua concretização.”

Em termos de acessibilidades, o autarca sublinhou a necessidade de se conseguir um aumento do número de voos: “É no mesmo sentido, que entendemos ser tanto ou mais importante do que trabalhar com vista a que no futuro, a pista do nosso aeroporto seja ampliada, conseguir que de uma forma estruturada e acima de tudo sustentável, numa resposta à procura que temos tido e ao crescimento do número de passageiros, que tenhamos mais voos a servir as nossas populações e quem nos quer visitar”.

A sessão solene comemorativa dos 476 anos da elevação de São Roque do Pico a concelho é uma celebração organizada pela Câmara Municipal também com o objetivo de homenagear e premiar práticas que dignificam o nosso concelho. São 7 as categorias premiadas: mérito e excelência; prémios de mérito ao nível do empreendedorismo, do ambiente, do desporto, da cultura e do turismo; e certificados de carreia.

O Mestre João Alberto das Neves foi agraciado com o prémio de mérito e excelência. Este prémio traduz o reconhecimento mais elevado do município do trabalho e de dedicação prestado pelo homenageado à comunidade deste concelho e da ilha.

O Mestre assume-se como a última grande referência dos construtores navais Açorianos em Santo Amaro do Pico, a capital açoriana da construção naval em madeira, no século XX.

A sua obra é impressionante pela qualidade rara do seu trabalho e pela sua dimensão. Ao longo da vida construiu 50 embarcações, bateis e lanchas para a pesca artesanal e desportiva; 10 atuneiros de grande porte e reparou e transformou 59 embarcações, grandes e pequenas de caça à baleia, de pesca e de tráfego local. A tudo isto somou uma rara e notável capacidade de gestão de recursos humanos.

Miguel Ângelo Garcia recebeu o prémio de mérito na categoria empreendedorismo pelo novo empreendimento, um condomínio com 11 quartos e outro com 4 apartamentos de categoria trio.

O prémio de Mérito na Categoria Ambiente foi atribuído ao Parque Natural da Ilha do Pico, à Junta de Freguesia da Prainha e à Junta de Freguesia de Santo Amaro.

O Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António (GDCPSA), Daniela Santos e Paulo Afonso foram os contemplados com o Prémio de Mérito na categoria Desporto.

Manuel Francisco de Serpa e Manuel Machado foram agraciados com o Prémio de Mérito na categoria Cultura.

A Quinta da Ribeira da Urze recebeu o prémio de mérito na categoria turismo.

Helena Cabral e Roque Machado receberam certificados de carreia em reconhecimento pelos 30 anos dedicados ao serviço do Município de São Roque do Pico.

Esta sessão contou com a atuação do grupo musical Cordis. O duo é composto por Bruno Costa, na Guitarra Portuguesa e, no piano, Paulo Figueiredo.