|Presidente de São Roque do Pico recebeu Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, recebeu no dia de ontem, nos Paços do Concelho, o novo Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mota Borges, que se fez acompanhar da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, e do Diretor Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, Rui Coutinho.

No encontro de cortesia, Mark Silveira apelou ao governante açoriano para avançar o mais rápido possível com a melhoria das condições de operacionalidade e funcionalidade do Porto Comercial: “A situação do Porto de São Roque do Pico não se pode arrastar durante mais tempo e deve ser colocada no topo das prioridades. Aquele é o investimento infraestrutural mais importante da Região que está por realizar e tem de ser a maior preocupação do Governo Regional em termos de obras portuárias nos Açores. O próximo Plano e Orçamento deve apresentar verbas muito significativas para a remodelação daquela infraestrutura portuária, permitindo melhorar a sua operacionalidade e funcionalidade, além de contemplar a requalificação de toda a frente marítima do Cais do Pico”.

Ainda na área dos Transportes, o Presidente de São Roque, que esteve acompanhado pelos Vereadores, Paula Catalão Ferreira e Gui Goulart, assumiu que as ligações marítimas entre o Pico, Faial e São Jorge são de “primordial importância” para o desenvolvimento das três ilhas, e, particularmente do Concelho de São Roque, lembrando que é necessário proceder-se a alguns ajustes nos itinerários e à implementação de um serviço de transporte terrestre para os passageiros provenientes da Horta que pretendam seguir para São Jorge e vice-versa. Esse transfer terrestre, segundo Mark Silveira, permitirá reduzir os custos da operação marítima e melhorar a qualidade do serviço, evitando-se a viagem marítima de 1 hora entre a Madalena e São Roque.

No setor do Turismo, o Autarca apelou à manutenção dos apoios existentes para a reabilitação de habitações destinadas ao turismo rural e disponibilizou um terreno municipal, a possíveis interessados, que pretendam investir em São Roque do Pico na construção de um hotel com capacidade até 50 quartos.