Novo Website Colabore reportando erros e dando sugestões. Clique aqui
MUNÍCIPIO / Santo Amaro / Praínha / São Roque / Santo António / Santa Luzia

Santo António


Santo António é uma freguesia portuguesa do concelho de São Roque do Pico, com 31,81 km² de área e 815 habitantes. A sua densidade populacional é 25,6 hab/km².

Esta freguesia cuja existência remonta aos finais do século XVII, tem como padroeiro Santo António, santo que lhe empresta o nome. Possui um templo dedicado à evocação do referido santo, a Igreja de Santo António, templo esse que é composto por apenas uma torre sineira, ao contrário do que acontece com a maior parte das igrejas da ilha. Este templo que é dotado por um valioso retábulo em talha dourada localizado na capela-mor, encontrando-se entre os mais belos da ilha do Pico.

Nesta freguesia é ainda de salientar a Vigia da Baleia, que era feita no Cabeço da Vigia em Santana e cuja construção remonta para século XX, salienta-se não tanto pela vigia em si, mas pela imensa paisagem que oferece.

Outro dos pontos turísticos da freguesia é o Jardim das Furnas, que se encontra anexado a um parque infantil e a um parque de campismo. A freguesia de Santo António tem também as Piscinas Naturais da Furna de Santo António que se constituem como uma das zonas balneares mais procuradas da ilha devido às suas características naturais.