Novo Website Colabore reportando erros e dando sugestões. Clique aqui
MUNÍCIPIO / Santo Amaro / Praínha / São Roque / Santo António / Santa Luzia

História de São Roque do Pico


São Roque do Pico é uma vila e sede do concelho da Ilha do Pico, com cerca de 1300 habitantes. O município de São Roque subdivide-se em 5 freguesias, nomeadamente: Santa Luzia, Santo António, São Roque, Prainha e Santo Amaro.

Este concelho foi criado por Foral, a 10 de Novembro de 1542, por ordem do rei de Portugal D. João III e desde então tem evoluído ao longo dos anos.

Na segunda metade do século XIX, desenvolveu-se nos Açores a indústria da caça à baleia, deixando uma grande marca na ilha do Pico, principalmente nesta vila em particular. No Porto Comercial do Cais do Pico, encontra-se situado o Museu da Indústria Baleeira, antiga fábrica de Vitaminas, Óleos, Farinhas e Adubos, cuja matéria-prima era extraída da baleia. O Museu da Antiga Fábrica das Armações Baleeiras permite a observação dos apetrechos e equipamentos utilizados na transformação daqueles cetáceos. Com umas impressionantes caldeiras e fornalhas é internacionalmente considerado um dos melhores museus industriais do seu género.

 

O concelho de São Roque foi igualmente um exportador de trigo e pastel para o Reino. Os terrenos de lava foram arduamente trabalhados e transformados em férteis pomares de laranjeiras, cujos frutos são de muita qualidade. Cultivaram também vinhedos, onde se destaca a Casta de Verdelho

O Convento de São Pedro de Alcântara é também um dos monumentos mais importantes do concelho de São Roque. Este convento construído em 1658, localizado no Cais do Pico e que pertence à Ordem dos Frades Menores veio absorver uma antiga ermida dedicada a Nossa Senhora do Livramento.
Após a saída dos frades este convento esteve ao serviço do estado e serviu como estabelecimento prisional, tribunal, repartição de finanças, sala de espetáculos (cinema), sede de associações culturais e desportivas e albergou a Câmara municipal de São Roque do Pico. Atualmente, constitui-se numa Pousada da Juventude que faz parte da Rede de Pousadas da Juventude dos Açores.

Eventos

Mais Eventos

Documentos

Mais documentos