Novo Website Colabore reportando erros e dando sugestões. Clique aqui
MUNÍCIPIO / Santo Amaro / Praínha / São Roque / Santo António / Santa Luzia

Prainha


A Prainha é uma freguesia portuguesa do concelho de São Roque do Pico, com 27,90 km² de área e 547 habitantes. A sua densidade populacional é 19,6 hab/km².

Esta localidade conforme afirmam os historiadores foi o segundo lugar a ser povoado na costa norte da ilha. A Prainha encontra-se divida em vários lugares, nomeadamente: Prainha de Cima, Prainha de Baixo e Canto da Areia. Nesta freguesia localiza-se o Parque Florestal da Prainha, parque de apreciáveis dimensões, e subdividido por várias valências onde se destacam um miradouro, uma zona de merendas, uma zona de diversões, um campo polidesportivo e um espaço destinado a acampamento. Também nesta freguesia é de referir a Baía das Canas, local onde ao longo dos séculos se procedeu ao cultivo da vinha, facto que deu origem a uma paisagem única do seu género. Aqui destacam-se as adegas, os currais da vinha, caminhos e carreiros de acesso feitos com saibro.

É de salientar que nesta freguesia o Convento dos Frades, estrutura de pequena dimensão localizada no espaço abrangido pela Baía de Canas constitui-se por uma ermida e um conjunto habitacional que foi usado com carácter sazonal, durante a época das vindimas pelos frades das proximidades.
Em redor deste conjunto habitacional, os terrenos de cultivo da vinha eram feitos habitualmente em currais de forma a proteger a vinha das inclemências do clima e do mar. Os carreiros e os caminhos eram pavimentados com pedra de pequena dimensão ou por bagacina.

Documentos

Mais documentos