|Refugiados de guerra, uma vergonha de séculos mantida no século XXI

No dia 23 de abril, “A crise dos refugiados e os desafios da Europa – Segurança e questões de ética” foram os temas que estiveram em análise e debate numa palestra, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque, com a presença da Eurodeputada Ana Gomes, que fez um relato da sua visita a vários campos de refugiados na Grécia, mostrando-nos uma imagem da realidade do dia-a-dia dos refugiados.

A falta de decisão da Europa, na resolução da crise dos refugiados, as atitudes escassas para enfrentar a crise, a implementação de medidas restritivas para dificultar a movimentação de refugiados, a falta de ações concretas na resolução do problema que origina a necessidade de alguém abandonar o seu lar a sua terra e família, e as mortes diárias que só alimentam estatísticas, fazem com que baixemos a cabeça envergonhados.

Pouco podemos fazer individualmente, mas juntos, com o pouco de cada um, podemos dar um contributo valido na ajuda a quem precisa.

A Câmara Municipal de São Roque, consciente da gravidade e importância do tema, levou a cabo esta iniciativa de consciencialização e sensibilização, para que possamos ter a noção da dimensão do mesmo, e da importância que é ajudar estas pessoas deslocadas involuntariamente das suas terras. Temos de pensar, que um dia pode ser um de nós ou um familiar nosso, a enfrentar a necessidade de abandonar tudo para sobreviver. Portugal e os portugueses sabem o que é ser “refugiado” de uma guerra no Ultramar, “refugiado” de uma descolonização, “refugiado” de catástrofes naturais, “refugiados” de uma crise social, bem recentemente… e sabem como gostariam de ser tratados por quem os recebe… pois bem, eu, tu Portugal e a Europa, recebam quem vem, como gostariam de ser recebidos se fossem.

A palestra finalizou com um momento de musica com o saxofonista Daniel Antunes e recital de poesia com a prof. Mª do Céu Brito.