|São Roque do Pico candidata duas zonas balneares a Bandeira Azul

O concelho de São Roque do Pico recandidatou as zonas balneares da Furna e da Piscina Natural do Cais do Pico à Bandeira Azul da Europa.

Estas duas zonas, que são as únicas do Pico candidatas, foram distinguidas no ano passado com o galardão que atesta a qualidade das águas balneares, as boas instalações sanitárias e acessibilidades, além de garantirem sustentabilidade ambiental, segurança e conforto.

Este ano, no todo regional, foi submetido um número recorde de candidaturas de zonas balneares à Bandeira Azul, num total de 45, mais três do que no ano passado.

O programa de educação ambiental desenvolve-se a nível mundial e, em Portugal, a sua organização é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa, sendo a coordenação nos Açores assegurada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Além da candidatura à Bandeira Azul, São Roque do Pico candidatou seis zonas a identificação de águas balneares costeiras de qualidade para o ano de 2021. A este galardão foram submetidas a avaliação as águas identificadas em 2020 das Poças de São Roque, Piscina do Cais do Pico e da Zona Balnear da Furna, bem como de três novas zonas balneares, nomeadamente a dos Arcos (Santa Luzia), Caisinho (Santo Amaro) e Poça Branca (na Prainha).