|Recolha seletiva de biorresíduos inicia-se nas cinco freguesias de São Roque do Pico

Já conhece o novo ecoponto castanho?

O ecoponto castanho servirá de depósito para os restos de comida ou plantas de jardim, isto é, resíduos biodegradáveis.

A ideia por trás deste quarto contentor para a recolha seletiva de lixo é muito simples: permitir que os resíduos de origem orgânica possam ser transformados em composto, podendo ser utilizados de forma segura como fertilizante natural em jardins, canteiros, hortas e campos agrícolas.

Este projeto, que arranca nos próximos dias em São Roque do Pico, será desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios da Ilha do Pico, com o objetivo de promover a separação de resíduos e a sua valorização.

O novo recetor castanho vai chegar a 34 pontos de recolha das cinco freguesias do concelho, com a colocação, numa primeira fase, de contentores com uma capacidade individual de 800 litros, privilegiando os locais mais próximos dos grandes produtores de resíduos urbanos biodegradáveis. Além disso, com o intuito de aumentar a recolha seletiva e diminuir a sua presença no lixo indiferenciado, serão entregues contentores de 50 litros aos grandes produtores de resíduos biodegradáveis.

Simultaneamente a esta ação serão dinamizadas junto dos munícipes de São Roque do Pico campanhas de sensibilização e educação ambiental para transmitir as mais valias de separar os biorresíduos e os benefícios da sua valorização.

Esteja atento a estas campanhas e à sua caixa de correio onde irá receber toda a informação sobre a deposição de resíduos biodegradáveis.

Contribua para a separação de resíduos em São Roque do Pico e para um concelho ambientalmente sustentável.