|Dia Mundial da Árvore assinalado com exposição sobre Plantas Endémicas dos Açores

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, a Câmara Municipal de São Roque do Pico inaugurou na manhã desta segunda-feira, 22 de março, uma exposição subordinada ao tema ‘Plantas Endémicas dos Açores’.

Integrada numa atividade de educação ambiental no âmbito da candidatura do Município à Bandeira Azul, a mostra, que pode ser visitada até 22 de abril nos Paços do Concelho, pretende dar a conhecer 12 plantas endémicas, que representam a riqueza da nossa vegetação, e quatro espécies invasoras existentes na Região.

Composta por um painel geral com a apresentação das endémicas Cedro do Mato, Pau Branco, Azevinho, Folhado, Sanguinho, Hera, Queiró, Trovisco Macho, Louro, Uva da Serra, Urze e a Vidália, a exposição inclui ainda seis painéis com imagens individuais e a respetiva descrição de cada uma das espécies selecionadas.

Esta apresentação foi organizada numa vertente pedagógica, educativa e ambiental, pretendendo sensibilizar a população para a importância da preservação da árvore, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico como da própria qualidade de vida dos cidadãos, bem como para divulgar a diversidade das espécies.

Proteger a arvore é proteger a vida e por isso os espaços verdes do Concelho de São Roque do Pico precisam ser cuidados por todos os munícipes, despertando o seu sentido cívico, bem como a sua preocupação para com o meio ambiente e com a natureza, de forma a contribuir para uma sociedade mais saudável.