|Festival Cais Agosto adiado para evitar propagação da covid-19

A edição deste ano do Festival Cais Agosto foi adiada para 2022.

A decisão foi assumida na manhã de hoje numa conferência de imprensa promovida pela Associação de Municípios do Triângulo onde marcaram presença os Presidentes de cinco dos seis municípios das ilhas do Pico, Faial e São Jorge que, de forma concertada, optaram por não realizar os festivais do próximo verão.

O adiamento agora anunciado é mais uma medida dos municípios de prevenção à propagação da pandemia da Covid-19 num quadro de saúde pública e de incerteza.

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, lamenta “profundamente” esta decisão, mas assume que as pessoas e a defesa da saúde estão em primeiro lugar: “Tínhamos tudo preparado para realizar o Cais Agosto entre 28 de julho e 2 de agosto, mas pelo segundo ano consecutivo deparamo-nos com um cenário de incerteza. Apesar da importância do Festival para a dinâmica económica de São Roque do Pico as pessoas e a sua saúde estão em primeiro lugar. Por isso, não podemos colocar em causa a saúde dos nossos munícipes, nem dos visitantes, e optámos por adiar o Cais Agosto”.

Mark Silveira admite que esta foi uma decisão “muito difícil, mas devidamente ponderada entre os membros da organização”, acrescentando que, tal como no ano passado, foi a decisão “acertada” atendendo a que o Festival promove o ajuntamento de milhares de pessoas.