|PROTEJA-SE CONTRA ESQUEMAS FRAUDULENTOS DE APOIO TÉCNICO

Contactaram-lhe de um número desconhecido?
Afirmaram que eram de uma multinacional de software e constatou uma pronúncia diferente ou a pessoa que falava consigo do outro lado da linha não falava português?
Tenha cuidado com esta conduta, trata-se de um esquema fraudulento utilizado por ‘scammers’* que, sob pretexto de um alegado vírus, estão a solicitar que proceda a alterações no seu computador, alegando que, assim, ficará mais protegido.
No entanto, se fizer as alterações ou a instalação das aplicações solicitadas fica à mercê de quem está do outro lado da linha, podendo remotamente aceder ao seu equipamento.
Se receber este tipo de chamada é recomendável que desligue imediatamente e, se tiver instalado as aplicações solicitadas, proceda à sua desinstalação o mais célere possível. Posteriormente deve aplicar todas as atualizações de segurança, alterar as suas palavras-passe e comunicar os esquemas de suporte técnico para ajudar a deter os ‘scammers’.

*É um golpista que procura algum retorno específico, informações bancárias ou pessoais, dinheiro, senhas ou algum outro objeto de valor.