|AÇORES, OS DESAFIOS DO ATLÂNTICO

No dia 26 de abril, a ilha do Pico recebeu o evento ‘Açores, os desafios do Atlântico’, um evento promovido pela Caixa Geral Depósitos, esta iniciativa decorreu no Auditório Municipal da Madalena, que reuniu políticos, empresários, empreendedores e académicos da Região Autónoma dos Açores. Numa reflexão sobre as potencialidades do mar e dos constrangimentos da insularidade.
No início da sessão foi abordada a temática da insularidade, “Açores: Periferia da Europa ou Centro do Mundo Transatlântico?” sendo os intervenientes o CEO da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, e do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
No primeiro painel da tarde, o tema abordado foi “Realidade sísmica e vulcanológica dos Açores – evolução e medidas de resposta”, com os seguintes oradores, o Presidente do IVAR, Rui Marques; o coordenador da UCO do CIVISA e Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar; e o Presidente da Sociedade de Engenharia Sísmica, João Azevedo.
No segundo painel, a temática abordada foi “As possibilidades de uma Economia Exótica”, este contou com a intervenção de Benedita Branco, sócia da Lava Homes; o Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, Losménio Goulart; o fundador da AzoresX, Roberto Lino; e o administrador executivo da CGD, José João Guilherme.
Esta sessão contou com vários autarcas da Região Autónoma dos Açores que se encontravam no Pico, em Assembleia Intermunicipal da AMRAA (Associação de Municípios da Região autónoma dos Açores).

Este evento acabou com uma conversa conduzida pelo Pedro Abrunhosa (músico) com Tiago Pitta e Cunha (Prémio Pessoa 2021). O encontro foi encerrado com um breve momento musical realizado por Pedro Abrunhosa.