|APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PROTEÇÃO DA ORLA COSTEIRA E ORDENAMENTO DA BAÍA DO CAIS DO PICO

No âmbito da Visita Estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, apresentou o projeto de proteção da orla costeira e ordenamento da Baía do Cais do Pico e anunciou ainda o Contrato ARAAL para a Via Litoral de São Roque.

A intervenção consiste na execução de um quebra-mar de taludes, tradicional, com uma extensão de, aproximadamente, 650 metros, enraizando na zona do complexo de piscinas naturais, infletindo junto ao antigo porto (zona do largo D. Diniz), e seguindo depois paralelo à linha de costa, afastado cerca de 150 metros.

Haverá a criação de um terrapleno e uma bacia portuária interior com aproximadamente 25 mil m2. A nova bacia portuária interior permite a instalação de estruturas flutuantes para a operação de navios de menor porte.

O terrapleno portuário prevê também o prolongamento da estrada proveniente da costa este, designada por Avenida do Mar, interligando-a com a zona do Largo D. Diniz, bem como a criação de uma ligação pedonal interior, entre aquela zona e o Largo do Museu da Indústria Baleeira.

Para Luís Filipe Silva, Presidente da Autarquia de São Roque do Pico, este projeto é um sonho de uma vida “vamos ter toda a zona da frente marítima do Cais do Pico reabilitada, reordenada e dar-lhe a vida que ela já teve e que é sua por direito próprio”.

“Esta obra, não é só uma obra para São Roque, é uma obra para o Pico, para o Triângulo e que irá potenciar, sem sombra de dúvidas, grandes investimentos na área do turismo e na área da animação turística” acrescenta Luís Filipe Silva.

O Presidente da Câmara de São Roque afirma, ainda, que “será um virar de página para São Roque e para o Pico, uma obra desta envergadura irá, realmente, potenciar o desenvolvimento desta ilha”.