|MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DO PICO ASSOCIA-SE À CAMPANHA SOS CAGARRO

A Campanha SOS Cagarro, que decorre de 15 de outubro a 15 de novembro, é uma ação de conservação ambiental importante nos Açores, que se desenvolve desde 1995, visando proteger os cagarros, que são aves marinhas emblemáticas na região.

O Município de São Roque do Pico está a participar ativamente nesta campanha. Durante este período, os colaboradores da Câmara Municipal percorrem várias áreas do concelho onde as aves são mais vulneráveis a atropelamentos, especialmente os cagarros juvenis. Os voluntários estão equipados com os meios necessários para resgatar as aves, e, posteriormente, entregá-las no quartel dos Bombeiros Voluntários de São Roque.
Esta é uma ação significativa de educação e conservação ambiental, uma vez que os cagarros enfrentam ameaças significativas, incluindo a poluição luminosa que pode desorientá-los durante a sua migração anual. A participação da Câmara Municipal nesta campanha é uma maneira de contribuir para a preservação dessa espécie de ave marinha.
É importante que as pessoas na região e visitantes também se envolvam e apoiem a campanha. Proteger as aves marinhas é essencial para manter o equilíbrio do ecossistema marinho e para preservar a biodiversidade na região dos Açores. Portanto, a mensagem “Salve um cagarro! Faça um amigo!” incentiva a participação de todos na proteção dessas aves marinhas.

Se estiver na região durante a campanha, considere envolver-se, apoiando os esforços de resgate e educação ambiental para garantir a sobrevivência dos cagarros e a saúde do ecossistema marinho dos Açores.

Salve um cagarro! Faça um amigo