|Escola São Roque na Estação de Tratamento de Água

A Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, realizou duas visitas à Estação de Tratamento de Águas (ETA), nos dias 8 de março e 6 de abril, com as suas turmas do 5º Ano A e B, respetivamente, no âmbito da disciplina de cidadania. Nas visitas realizadas, fui mostrado como se procede ao tratamento da água para que fique com a qualidade necessária para o consumo humano, e as diferentes etapas a que está é sujeita na sua purificação.
No concelho de São Roque a água de abastecimento público provem de 4 poços artesianos e de uma fonte superficial que tem a sua origem na Lagoa do Caiado.
O sistema de tratamento é físico-químico, sendo o químico feito por processos automáticos, garantindo assim um tratamento eficaz e regular.
O controlo de qualidade é feito mensalmente por laboratórios credenciados, e o controlo químico da água é feito duas vezes por semana em vários pontos da rede.
Todo este rigor mantem a água de consumo público em excelente qualidade, tendo sido considerada a 2ª melhor a nível regional.
O consumo de água no município de São Roque do Pico, é absorvido na sua maior parte pelo consumo doméstico com aproximadamente 71%, sendo o restante distribuído pelo consumo na atividade comercial, industrial e outras.
Foi também feita a devida chamada de atenção para a poupança no consumo da água, porque sendo um bem essencial á vida, tem de ser usada com racionalidade, para que todos possamos a ter sempre que precisamos.
O município tem implementado medidas de poupança de agua, através do controlo de pressão da rede de distribuição, para que se reduzam os vazamentos provocados pelo excesso da mesma, instalação de torneiras e duches temporizados nas zonas balneares e outras de utilização publica, Ações de sensibilização junto às escolas, com a distribuição de informação e kits de aplicação nas toneiras de uso domestico, para redução do caudal e por conseguinte o consumo.
A qualidade e abundancia da água distribuída aos munícipes é a preocupação numero um da Câmara Municipal de São Roque, que conta com a consciência de todos na utilização da agua distribuída.
Os alunos demonstraram interesse pelos assuntos tratados, fazendo diversas questões e intervenções pertinentes.
Ditado popular… “Se água quiser ter, poupança tem que fazer”.