| I Encontro do Setor Turístico da Capital do Turismo Rural

A Câmara Municipal de São Roque do Pico promoveu, entre os dias 11 e 13 de dezembro, o I Encontro do Setor Turístico da Capital do Turismo Rural.

Este encontro tem como objetivo criar sinergias entre as várias valências do turismo, nomeadamente, alojamentos locais, animação turística, enoturismo e o Município de São Roque do Pico.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, afirma que “o grande desafio do turismo nos Açores e no Pico é tentar encontrar o equilíbrio, um equilíbrio entre o turismo sustentável, um equilíbrio que seja aceite pelas populações, não vamos ter um turismo de qualidade se as pessoas não se sentirem bem com ele”.

Luís Filipe Silva reforça ainda que “queremos turistas que respeitem a nossa identidade e que sejam de qualidade, que possam proporcionar uma receita elevada com muito menos gente e com muito menos pegada”

Ainda durante a manhã, tivemos apresentação do produto ecoturístico para a captação de nómadas digitais para reduzir a sazonalidade da época média/baixa. Este produto divide-se em várias vertentes: na criação de um website, na execução do plano de marketing, na produção de vídeos promocionais, na realização de algumas obras em zonas balneares, na aquisição de dois bares amovíveis e no reforço da sinalização turística do concelho, este montante foi atribuído à autarquia através de uma candidatura aprovada ao programa INTERREG – ECOTUR II.

A tarde do primeiro dia do encontro foi dedicada a workshops de teambuilding onde se debateu os desafios do turismo na ilha do Pico, como a sazonalidade do destino, a perda de identidade cultural e o turismo sustentável.