|Luís Filipe Silva presente na Conferência Europeia da Cultura e do Vinho

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, marcou presença ontem na Conferência Europeia da Cultura e do Vinho realizada no Auditório Municipal da Madalena.

O projeto In Rural Connect, impulsionado pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis, visa estimular uma reflexão sobre as oportunidades e desafios enfrentados pelas áreas rurais na promoção do enoturismo.

Luís Filipe Silva durante a sua intervenção enfatizou “a significativa contribuição do meio rural para o desenvolvimento económico não só das ilhas, mas também de todo o território português, é de destacar a mudança de perceção em relação ao interior rural, que antes era muitas vezes associado à pobreza e à falta de infraestruturas. Atualmente há uma valorização crescente do meio rural, à medida que as pessoas reconhecem a qualidade de vida e as potencialidades oferecidas nestes meios”.

Acrescentou ainda que é “importante manter a identidade dos meios rurais, como é o caso da ilha do Pico, destacando o turismo como uma alavanca económica fundamental”, no entanto sublinhou “a necessidade de preservar os aspetos tradicionais da vida económica rural, como a pecuária, a pesca e os serviços, enquanto o turismo deve ser integrado como uma mais-valia para o desenvolvimento”

Para finalizar, o Presidente do Município de São Roque disse que “se deve manter um produto genuíno e de alta qualidade, rico em natureza e qualidade de vida, mantendo assim a identidade própria da região”.

Este encontro reuniu participantes de diversos países europeus, com o propósito de facilitar a troca de conhecimentos e experiências sobre a cultura da vinha e do vinho, destacando a rica tradição vitivinícola entre regiões do Atlântico e do Mediterrâneo.