|Esclarecimento aos Munícipes

Como prometido no início do ano, o Executivo Municipal vem mais uma vez informar os Munícipes do ponto de situação das obras mais relevantes, que aqui no primeiro esclarecimento foram referidas e outras que, entretanto, avançaram mais depressa.
A segunda fase de Repavimentação de Arruamentos do Município de São Roque do Pico, no valor de 518.960,00€, já foi consignada à empresa Tecnovia Açores – sociedade de empreitadas, SA e avançará já este mês de maio. Nesta fase de reabilitação vão ser intervencionadas as seguintes ruas:

Freguesia de Santa Luzia
Rua do Outeiro
Travessa do Cemitério
Rua dos Arcos
Rua da Má Carne
Marginal dos Arcos

Freguesia de Santo Amaro
Caminho Novo (parte sul, terra batida)

Freguesia de Santo António
Rua do Atalho

Freguesia de São Roque
Estacionamento do bairro das Amoreiras
Canada do Nateiro (terra batida)
Rua do Nateiro (terra batida)

A obra do estacionamento em frente à Escola Básica e Secundária de São Roque avançou mais depressa do que o previsto e já se encontra consignada à empresa Tecnovia Açores – sociedade de empreitadas, SA. Foi iniciada a obra, no mês de maio, no valor de 155.480,00€.
Outro dos nossos compromissos também já se encontra consignado às empresas Safina e GreenStadium, trata-se do novo relvado sintético para o campo de futebol do Vitória FC que se encontra cedido ao Município até ao ano de 2029. Justifica-se o investimento pelo estado de degradação do mesmo, pondo em risco a boa condição física dos atletas que nele evoluem. A obra está prevista iniciar ainda este mês de maio e tem um valor de 167.648,00€.
A Casa Mortuária de São Roque já tem o empréstimo visado pelo Tribunal de Contas e está a finalizar o concurso público, estamos a prever consignar a obra ainda este mês, no valor estimado de 400.000,00€.
O Parque Empresarial de Santo António aguarda aprovação da candidatura aos fundos comunitários (2030). Após esta aprovação, dado o valor do investimento, terá de ser submetido o contrato ao Tribunal de Contas, prevemos aguardar dois meses para poder consignar a obra, no valor previsto de 1.359.000,00€.
A obra de alargamento com passeio e construção de muro de suporte na Rua Dr. Tibério Ávila Brasil entre a Associação de Agricultores da Ilha do Pico e o cruzamento com a Rua Capitão-Mor, está em fase de conclusão do projeto e consulta prévia de mercado para definição do preço base do concurso público.
Sendo estas as obras de maior valor e que se encontram em fase mais avançada, iniciadas ou a iniciar brevemente, o Município continua a melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, com a aquisição de uma mini escavadora, uma camioneta, duas carrinhas e dois carros elétricos, este investimento era absolutamente necessário tendo em conta as péssimas condições do nosso parque de máquinas e automóvel, o custo total desta operação foi de 185.000,00€.
O Executivo Municipal está a fazer tudo para que o concelho de São Roque tenha as infraestruturas necessárias ao seu desenvolvimento, melhorando assim, as condições de vida da população, fazendo o que é possível e ao ritmo que lhe é permitido.