|Dia Mundial do Não Fumador

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador, esta data visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar.

A Organização Mundial de Saúde estima que existem cerca de 1,25 biliões de fumadores em todo o mundo. Em Portugal, a prevalência do consumo de tabaco no ano de 2014 foi de 20% das pessoas com mais de 15 anos. O tabaco foi responsável pela morte de mais de 12000 pessoas em 2013 (11% do total de óbitos) no nosso país.

Dados de 2008 adiantam que em termos mundiais houve 1,61 milhões de novos casos de cancro do pulmão, correspondendo a cerca de 13% de todos os casos de cancro. O cancro do pulmão é a doença oncológica mais comum nos homens. Quer isto dizer que morreram por cancro do pulmão cerca de 438 indivíduos por dia. Apesar das estatísticas verificarem uma estabilização e até diminuição na taxa de incidência no homem, existe uma tendência para o aumento do número de casos na mulher. A estimativa para 2025 é de 10 milhões de mortes devidas ao consumo de tabaco em todo o mundo.

E o tabaco está também implicado num grande número de outras doenças potencialmente mortais e muito incapacitantes, levando à diminuição do tempo de vida dos fumadores, de que são exemplos o enfarte cardíaco, a doença cerebrovascular (AVC) ou a doença pulmonar obstrutiva crónica, entre muitas outras. Fumar contribui para a incapacidade e perda de anos de vida vividos com saúde.

Cada cigarro que fuma retira-lhe 7 minutos de vida. No dia mundial do não fumador, pense: tabaco ou saúde? A escolha é sua!