|Recolha de subprodutos de origem animal

Para fazer face a uma necessidade emergente em matéria de recolha seletiva de resíduos, a Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP), em colaboração com os municípios associados dará início na próxima semana à recolha seletiva de subprodutos de origem animal nos grandes produtores da ilha do Pico.

Entende-se por subprodutos de origem animal os cadáveres inteiros ou partes de animais, ou produtos de origem animal, não destinados ao consumo humano. Inserem-se, portanto, nesta tipologia os “resíduos” provenientes dos talhos e das peixarias.

Até agora, estes resíduos têm sido depositados nos contentores da recolha indiferenciada, recolhidos em conjunto com os resíduos domésticos e entregues no Centro de Processamento e valorização de Resíduos da Ilha do Pico - CPVRIP, no entanto, esta unidade de tratamento de resíduos não está preparada para dar qualquer aproveitamento posterior aos subprodutos de origem animal, pelo que acabam por ser eliminados no Aterro Sanitário da Ilha do Pico.

O facto de os subprodutos de origem animal passarem pela triagem no CPVRIP antes de serem eliminados em aterro, faz com que a AMIP tenha custos bastante onerosos e desnecessários, associados ao trabalho de separação destes “resíduos”, pelo que o seu Conselho de Administração deliberou introduzir um novo circuito de recolha seletiva específico, desta feita para os subprodutos de origem animal.

Serão disponibilizados aos grandes produtores contentores devidamente identificados, destinados exclusivamente aos subprodutos aqui em questão, bem como toda a informação necessária relacionada com o seu manuseamento.

Inicialmente, estão previstos serem realizados três circuitos de recolha semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, à volta da ilha, podendo vir a introduzir-se alterações posteriores em função daquilo que se vier a revelar necessário.

Com esta iniciativa, a AMIP dá uma clara demonstração pública da importância de uma gestão eficiente nas componentes técnica e financeira dos seus recursos, em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população da ilha do Pico.