|Sabia Que As Garrafas de Vidro e os Baldes de Plástico Também Dão Música?

Mais uma vez unidas pelo meio ambiente, as três câmaras municipais da ilha do Pico desenvolveram um projeto que é música para os nossos ouvidos. Visando incentivar os mais jovens à reutilização de materiais, as edilidades trouxeram até às escolas concelhias o grupo Batukes and Drummers que produz instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados, ensinando a miúdos e graúdos que reciclar rocks.

Milhares de crianças de toda a ilha do Pico assistiram, ao longo da passada semana, a um concerto muito peculiar. O grupo Batukes and Drummers visitou as três escolas de ensino básico e secundário da ilha, dando workshops e concertos com instrumentos nunca vistos pela criançada, construídos a partir da reciclagem de diversos materiais.
Por cá, na Capital do Turismo Rural, os Batukes and Drummers visitaram a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e realizaram workshops com os alunos do terceiro ciclo.

As garrafas deram origem a xilofones, os baldes de plástico transformaram-se em baterias e as caricas viraram pandeiretas, ensinando aos alunos a importância da cidadania ambiental através da música sustentável, aliando estrategicamente um dos maiores hobbies dos mais jovens, a música, à educação pró-ambiente.

Ciente da importância de consciencializar este público e as gerações futuras para a imperatividade de uma mudança de hábitos crucial para a salvaguarda do meio ambiente e equilíbrio dos ecossistemas naturais, a Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP) irá ainda, ao longo deste mês, dinamizar diversas atividades com as escolas, incutindo o sentido de responsabilidade partilhada na construção de um mundo melhor.