|Município de São Roque do Pico com orçamento de 6,6 milhões de euros para 2020

O Plano e o Orçamento de São Roque do Pico para o presente ano de 2020 dá prioridade à conclusão de um conjunto de grandes obras e ao início de novos projetos.

Aprovado por maioria com os votos a favor do PS e contra da bancada do PSD, os documentos vão permitir que o executivo liderado por Mark Silveira invista, à partida, 3,3 milhões de euros de um Orçamento de 6,6 milhões. Este valor será reforçado ao longo do ano, em cerca de, pelo menos, um milhão de euros, devido à inclusão do saldo de gerência de 2019 e de uma receita consignada resultante de um empréstimo contraído pela autarquia para investimento. Por outro lado, prevê-se que haja outro reforço orçamental, a variar entre os 1,5 e os 3 milhões de euros, fruto de candidaturas aos fundos comunitários que se encontram submetidas a aguardar aprovação.

O Presidente da Câmara de São Roque do Pico garante que o Município respira “saúde financeira, mas não significa que tenha orçamentos megalómanos, com a receita a ser calculada com muito rigor de modo a que possamos fazer somente a despesa em função dessa receita”.

O abastecimento de água ao lugar do Cabrito, na freguesia de Santa Luzia e a Avenida do Moinho, na Prainha são algumas das obras em curso e que devem ficar concluídas até final do ano; às quais se juntará a requalificação da Praceta dos Baleeiros, a ampliação do largo da igreja de Santo António e a infraestruturação do parque empresarial na mesma freguesia. A incubadora de empresas, aguarda ainda visto do Tribunal de Contas.

Além disso, o executivo municipal vai avançar com a melhoria da rede de recolha de resíduos com a aquisição de uma nova viatura e de novos contentores o que permitirá reforçar a rede de ecopontos.

A modernização administrativa da Câmara para “facilitar e aproximar” o contacto com os munícipes, que se quer “rápida e eficaz”, é outra das apostas assumida por Mark Silveira, que ao longo de 2020 pretende, também, dar início à requalificação da Praceta dos Baleeiros. A data de início da obra ainda não está definida. A intenção, segundo o Presidente do Município de São Roque do Pico, é avançar com o investimento o mais rápido possível, sem prejudicar o movimento de visitantes do Museu da Indústria Baleeira que é muito procurado, sobretudo no verão.

A presença dessa estrutura museológica de elevada importância para a história baleeira de São Roque do Pico pode dessa forma levar ao adiamento dos trabalhos de abril para o mês de outubro.