|NÚMERO DE CÃES ABANDONADOS CONTINUA A AUMENTAR

A Câmara Municipal de São Roque do Pico está a proceder a melhorias no Canil Municipal tendo em vista dotar o espaço com melhores condições para acolher os cães abandonados.
Num concelho em que o abandono de animais continua a ser uma triste realidade, evidenciando que alguns residentes ainda não estão sensibilizados para o problema, o Canil Municipal acolhe atualmente mais de 60 canídeos.
Apesar de a adoção ter registado um incremento nos últimos anos, não tem sido suficiente para equilibrar a balança dos abandonos.
Nos últimos quatro anos foram adotados 53 animais, devidamente esterilizados, vacinados contra a raiva e com microchip colocado. No entanto, o número de animais recolhidos pelo Canil Municipal foi de 133, o que reflete ainda uma baixa taxa de adoção, na ordem dos 40%, com o maior número de adoções a registar-se em 2019, num total de 17 dos 39 abandonados.
Esta evolução no número de adoções agrada ao Vereador Municipal com o pelouro do Ambiente. Gui Goulart assume que o Município tem “investido fortemente na melhoria do bem-estar animal”, com obras no Canil Municipal, e está a desenvolver campanhas de sensibilização para incentivar a adoção responsável, contribuindo, deste modo, para cumprir a nova lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população.
“Temos vindo a melhorar e acho que o ano de 2019 fica marcado, muito positivamente, por um avanço significativo no domínio do bem-estar animal. No entanto, as pessoas têm de estar despertas para esta triste realidade e evitar o abandono dos cães”, afirma Gui Goulart.