|Câmara de São Roque do Pico inicia Presidência Aberta

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico acompanhado do restante executivo e técnicos da autarquia inicia esta semana um périplo pelo concelho para identificar em cada ponto do território os problemas, necessidades e expetativas dos residentes e representantes locais, bem como as situações que necessitam de intervenção.

Neste retomar da Presidência Aberta às freguesias do concelho, será possível avaliar in loco as carências já identificadas, diagnósticos e pontos a melhorar, tendo em vista aperfeiçoar as condições de vida das pessoas que vivem, visitam ou trabalham em São Roque do Pico.

Denominado ‘Um Presidente e um Município mais próximo’, o ciclo de visitas às freguesias pretende, igualmente, reforçar a ligação com os munícipes e determinar eventuais necessidades, afirma Mark Silveira: “O desenvolvimento socioeconómico do concelho de São Roque reside na união de esforços entre a autarquia, as instituições e os seus munícipes, por forma a dar uma resposta efetiva às reais e necessidades mais prementes. A presença nas freguesias constitui sempre um momento importante para fomentar a aproximação à comunidade e avaliar as principais dificuldades, permitindo fazer uma radiografia detalhada do estado do concelho e avançar com a resolução dos problemas”.

No fundo, com esta visitas o Presidente da Câmara de São Roque do Pico quer “sentir os problemas da população, do seu tecido empresarial, das associações e instituições”, com o intuito de “definir prioridades” ao nível da governação camarária: “Por vezes passamos muito tempo nos gabinetes a preparar trabalho de gestão e candidaturas a financiamentos comunitários, mas falta este contacto com as pessoas, no terreno, para ver os locais que necessitam de uma intervenção municipal, percebendo as preocupações dos residentes, que podem ser de um pequeno arranjo urbanístico, de um acesso público, ou de uma simples sinalização de trânsito”.

A Presidência Aberta iniciar-se-á na freguesia de Santo Amaro, a mais pequena do concelho em dimensão populacional e a mais distante da sede do Município.

Acompanhando por membros da Junta de Freguesia de Santo Amaro, entre os quais a Presidente, Marta Matos, o elenco municipal e os técnicos vão deslocar-se ao longo do dia a vários locais da freguesia e estabelecer contactos com os santamarenses.