|Presidência Aberta define investimentos em Santo Amaro

A Câmara Municipal de São Roque do Pico vai avançar com um conjunto de pequenas grandes obras na freguesia de Santo Amaro, com o objetivo de resolver alguns dos problemas em termos de arranjos urbanísticos, abastecimento de água e requalificação do património imóvel.
Os investimentos foram assumidos durante a presidência aberta ‘Um Presidente e um Município mais próximos’ que permitiu conhecer no local algumas das pretensões da Junta de Freguesia e da população de Santo Amaro, bem como definir estratégias futuras.
No final da visita realizada no passado dia 7, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico fez um balanço “muito positivo” da presença na freguesia mais distante da sede do concelho, assumindo que permitiu definir um conjunto de investimentos que vão ajudar a trazer qualidade de vida aos santamarenses: “O balanço da Presidência Aberta em Santo Amaro é, claramente, positivo. À semelhança de iniciativas do mesmo género que já tínhamos realizado anteriormente esta visita serviu para identificar um conjunto de situações em que se justifica a intervenção da Câmara Municipal. Este contacto com a população é, sempre, uma excelente oportunidade para perceber as prioridades que devem ser levadas em linha de conta”.
Apesar de definidos os passos a dar para resolver alguns dos problemas, Mark Silveira lembra que “infelizmente não será possível minorar todas as pretensões até ao final do presente mandato”. Além de a totalidade dos investimentos envolverem encargos avultados, que não são elegíveis no atual Quadro Comunitário de Apoio, a falta de mão de obra qualificada pode, também, condicionar alguns investimentos: “Regista-se neste momento uma gritante falta de mão de obra no Pico e, particularmente, no concelho de São Roque, o que pode condicionar a concretização no imediato de alguns projetos. Além disso, a Câmara Municipal não tem disponibilidade de mão de obra para assumir esses projetos por administração direta”.